Seminário de Investigação e de Projeto II

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2016/2017

Código: PG_EE13
Sigla: SIP2
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PG_EE 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho
Corpo docente: Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos
Jorge César Vilela de Carvalho
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Os objetivos desta UC estão em continuidade com aqueles que foram enunciados na UC Seminário de Investigação e de Projeto I e constituem-se em torno do desenvolvimento de um projeto de preferência produzido em estreita relação com os contextos educativos reais onde os estudantes desempenham as suas funções profissionais, ou em alternativa, noutros contextos eleitos para o efeito.











Conteúdos programáticos

Os conteúdos desta UC serão abordados como uma revisitação dos conteúdos da UC Seminário de Investigação e de Projeto I, mas de forma aplicada a cada um dos projetos desenvolvidos pelos formandos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos que visam o grande objetivo da UC: o desenvolvimento de um projeto pessoal dos formandos.

Metodologias de ensino

A UC desenvolve-se em torno de trabalhos de projeto que explorarão temas de pesquisa, que serão apresentados e debatidos ao longo do semestre.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Pretende-se que os estudantes participem na apresentação e debate dos seus projetos de investigação-ação e intervenção de preferência concebido em contexto real de prática docente.

Metodologia e provas de avaliação

Realização de um trabalho individual de projeto, articulado com o trabalho desenvolvido noutras UC’s.
Este trabalho deverá refletir a experiência e os saberes adquiridos pelos estudantes, traduzidos num discurso coerente, pertinente e teoricamente fundamentado.

Para salvaguardar os direitos dos estudantes em regime especial, as modalidades de avaliação serão negociadas caso a caso.

Regime de assiduidade

100% presenças

Bibliografia

Afonso, N. (2005).A Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico.Porto: Asa.
Albarello, Luc et al. (1997) Práticas e Métodos de Investigação em CiênciasSociais. Lisboa: Gradiva.
Almeida, J.-C. (2001). Em defesa da investigação-acção. Sociologia, Nov. 2001, no.37, p.175-176. ISSN 0873-6529.
Almeida, L. S., & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação. Braga: Psiquilíbrios.
Ambrósio, T. (2001). Educação e Desenvolvimento – Contributo para uma mudança reflexiva da Educação. Lisboa: UIED.
American Psychological Association. (2009). Publication manual (6th ed.). Washington, DC: Author.
Barbier, R. (1985). A pesquisa-ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Bardin, L. (1991). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

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Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Brandão, C. (1984). Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense.
Caldeira, P. Z. (2007). Regras e concepção para a escrita científica. Lisboa: Climepsi.
Carmo, H. e Ferreira, M. (1998) Metodologia da Investigação – Guia para Auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.

Denzin, N. & Lincoln, Y. (edt). (1994).- Handbook of Qualitative Research, London:Sage Publications.
Hill, M. M., & Hill, A. (2005). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
Maroco, J., & Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Lisboa: Climepsi.
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Pestana, M. H., & Gageiro, J. N. (2005). Análise de dados para ciências sociais - A complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
Pineau, G. (2006). As histórias de vida em formação: génese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educ. Pesqui. vol.32 no.2 SãoPaulo Maio/Agosto.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. (1998). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
Ricou, M. (2004). Ética e psicologia: Uma prática integrada. Coimbra: Gráfica de Coimbra.
Silva, A. e Madureira, J. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Edições Afrontamento.
Silvia, P. J. (2007). How to write a lot: A practical guide to productive academic writing. Washington, DC: American Psychological Association.
Sousa, A. B. (2005). Investigação em educação. Lisboa: Livros Horizonte.
Spodek, B. (Org.), (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Tuckman, B. W. (2005). Manual de investigação em educação: Como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

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